quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Egoísmo/Hipocrisia

Faz muito tempo que não passo por aqui, estou um pouco enferrujado e espero que compreendam:

Foi debatido em mesa de bar dia desses dois defeitos cruciais das pessoas presentes. Um deles é o egoísmo.

Egoísta é o cara que sempre se põe em primeiro lugar independendo se isso vai acarretar em pouco bem pra ele e muito mal pra pessoa que sofre com isso. Não enxerga que às vezes é necessário abrir um pouco mão pra que as coisas dêem mais certo ainda no futuro. Não sabe ser político ou recuar. 

Isso acaba machucando pessoas já que é nítido que se dá mais do que recebe. Um pouco pra que haja equilíbrio é bom. Mas às vezes tenho a impressão de que em breve vou ter que pagar mensalidade pela amizade. Depois de um tempo já não se pode esperar muito, porque sabe que não vai dar certo. Você insiste mas e daí? A pessoa nem te ouve.

A amizade existe pelas afinidades, pelo número de vezes que você fala ao dia a mesma coisa que a outra ia falar, ou simplesmente completa o que ela ia dizer. Pelos planos futuros que acabam envolvendo direta ou indiretamente o indivíduo. Os perrengues passados e os futuros. Mas quando vê que tá dando dez reais e recebendo um de volta a coisa começa a complicar.

Sem contar que o egoísta também se acha auto-suficiente. Aí FODEU. O cara não te liga, não aparece, não se diverte se não é do jeito dele a noite, cara de bunda, cara de bunda, cara de bunda.

Abra mais mão das coisas...você será mais feliz. E falar isso acaba levando ao meu problema que vem nas linhas abaixo.



___________________________________________________________________

Muitas das pessoas que eu conheço me acham hipócrita. Pra todo mundo isso é um defeito...pra mim não:

Por muitas vezes você reconhece valores que no momento não são alcançáveis. Você gostaria muito de ser de outro jeito. Tomar decisões mais humanas, pensar nos outros, ir à igreja. Simplesmente não faz, mas sabe que deveria. Se fôssemos todos exatamente como idealizamos alguém perfeito qual seria a necessidade de continuar se transformando dia após dia? Pra que acordar amanhã?

Então o que eu faço não é a prática mais incorreta do mundo. Eu aconselho pessoas a fazer algo que eu mesmo acharia ótimo se fizesse. Hipocrisia é uma palavra ruim, mas o ditado "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" é até bacana de ser jogado na mesa. 

Se eu julgo fazendo o mesmo ao menos tenho a consciência do que é certo pra mim e te recomendo o melhor! Um dia provavelmente vou deixar de ser assim. Mas a verdade é que todos nós somos hipócritas. O fato de fazer algo e saber que é errado já configura uma hipocrisia. A diferença é que a minha é falada.

Um autor famoso disse certa vez que "a hipocrisia é o presente da virtude ao vício.". Tendo em vista que virtude é algo bom e certas vezes inatingível, a hipocrisia é o mais próximo da virtude que conseguimos ter se não a temos de fato. 

Caminhamos o tempo todo atrás da virtude até que algum dia essa busca torna-se padrão de comportamento e fica incorporado pra sempre. Enquanto isso, qual o problema se não fazemos o que falamos? Fico muito contente em saber que algumas coisas que faço são erradas. Mostra que eu já sei por onde começar...meu dever como amigo é alertar que certas atitudes não se tomam. 

Eu não sou exemplo pra ninguém e nunca tentei ser. 

________________________________________________________________________________________________

Como é difícil escrever aqui depois de um ano e pouco. Vou largar a prolixidade (vai no google) de lado e tentar de novo semana que vem.

Saudade de todo mundo.

E meu aniversário tá chegando. Sugestões?

4 comentários:

Anônimo disse...

Saudade de todo mundo foi realmente ÓTIMO, Yan.... risos

Raquel Kiss disse...

Des de que eu esteja com vc no seu aniversário, ou pelo menos na comemoração, tá tudo certo =)
prolixidade, vulgo.. super explicante. (explicante, palavra nova, explica muito!)

Unknown disse...

É muita hipocrisia tentar querer transformar um defeito em qualidade. Quando é uma coisa tão evidente principalmente, hipocrisia tem ai uma relação com personalidade indefinida, uma vez que você realmente não segue aquilo que você acha certo ou que acha que deveria seguir, querendo ou não uma pessoa hipócrita procura agradar cada pessoa sendo custom ao gosto do cliente, mas esquecendo do principal, ser ela mesma. Essa pessoa, sente que só ela não é suficiente e veste sua armadura de moral e ética com como se falasse :
"vejam eu sou legal eu sou bom e honesto pensem bem de mim, eu realmente me importo com isso."
já no egocentrismo
"vejam eu poderia ser legal eu poderia ser bom e honesto pense bem de mim assim eu posso conseguir o que eu quero"
motivos para uma amizade "hipo-centrica" o hipocrita é maleavel para o egocentrico suprindo aquilo que ele precisa (no caso amizade) o egocentrico por sua vez extende seus cuidados a ele por conveniencia de nao perder algo que ele precisa e assim o hipocrita sai com ar de missão comprida "finalmente ele gosta de mim" e o egocentrico sai com ar de necessidade suprida "minha necessidade de uma amizade foi suprida"

Glau disse...

Segundo o consultor Hilsdorf todo defeito é uma virtude em potencial, ou seja, uma virtude não trabalhada. Assim, a teimosia pode ser transformada em persistência; o ciúme pode transformar-se em um amor mais dedicado; a ansiedade e tendência à depressão podem ser transformadas em obras imortais, como provam a vida de tantos artistas e personalidades ao longo da História.

"Todas as características consideradas 'negativas' podem ser transformadas em vantagens competitivas se dermos um propósito, encontrarmos o seu sentido dentro das nossas vidas e administrarmos a direção que damos a elas", reforça Hilsdorf.

A teimosia (defeito) e a persistência (virtude), por exemplo, são muito parecidas. A grande diferença está no nível de consciência e na direção que estabelecemos a esta característica do nosso comportamento. "Os teimosos caminham em círculos, estão fechados em si e em seu universo, já os persistentes caminham em linha reta rumo a seu objetivo e estão abertos a contribuições que os ajudem a chegar lá", exemplifica o consultor.