Esse aí eu escrevi no blog de um amigo meu, da FAAP.
Acho que voltei...mas não prometo nada.
Olá,
Meu nome é Yan e pela educação que me foi concedida julgo ser de pouco tato começar a escrever em um blog sem me apresentar, não?
Sou estudante de Comunicação com Ênfase em Publicidade e Propaganda da Fundação Cásper Líbero. Eu teria feito Cinema na FAAP ou na ECA mas falta-me bolso pra uma e cérebro pra outra. A Cásper, apesar de paga conta com um núcleo de "wannabe esquerdistas" maior do que já vi em toda minha vida. E boa parte da minha base intelectual parte daquele lugar onde futuros jornalistas brigam pelo melhor argumento nos corredores, futuros profissionais de Rádio e TV correm de um lado pro outro armados com câmeras e microfones compondo todo tipo de programas malucos e inviáveis numa cultura tão pobre como a nossa (diversificada, mas ainda assim rasa) e futuros publicitários como nós quebram a cabeça tentando achar um futuro nessa área tão procurada e por consequência tão saturada.
Mas gosto de acreditar que a publicidade vai dominar o mundo um dia desses. Hitler era o máximo? Claro que não. Aprecio muito o poder de oratória desse personagem do século XX mas a verdade é que por trás dele existia um homem feio, com olhos negros e fundos chamado Goebbels. Esse homem através da ferramenta chamada propaganda fez a Alemanha se dobrar para uma proposta completamente non-sense através de palavras. E o Lula? Foi ele um grande orador em sua primeira campanha eleitoral vitoriosa? Não, não...por trás dele existia uma lenda da publicidade atual brasileira chamada Duda Mendonça, também conhecido por suas badaladas rinhas de galo.
A verdade é que temos na mão um poder muito grande e uma missão maior ainda. De vender alegria, felicidade, tesão, compromisso, lealdade...coisas que normalmente não achamos na prateleira do supermercado, mas é aí que entra a jogada que nos inspira a terminar o curso. Não vendemos produtos ou serviços. Vendemos conceitos propondo ao público-alvo uma mudança na vida, um diferencial que os faz acordar e se sentir maravilhosos simplesmente por respirar.
Não tô aqui dando o mapa do tesouro ou falando uma verdade que nunca antes foi constatada. O ponto que quero chegar são vocês, futuros publicitários. Hoje apenas 8 de cada 100 jovens com faixa etária entre 18 e 24 anos cursam o ensino superior. O que quer dizer que de cada 99 crianças que entraram com você no ensino fundamental apenas 7 estão ao seu lado na faculdade. É o preço que se paga por viver num país tão desigual como o nosso que utiliza uma data festiva chamada Carnaval pra esquecer toda a atrocidade cometida contra a sociedade no anterior. O país tá ruim, a crise ferra mais ainda com a gente..."MAS OLHA QUE GOSTOSA A MADRINHA DE BATERIA DA VAI-VAI!". Seu objetivo enquanto futuro comunicador é trazer qualidade à área que ano após ano se banaliza mais e mais nas mãos de pessoas que pensam menos e menos. Sabendo que a sua criatividade um dia vai gerar tendências e moldar o corpo da nossa sociedade chamada de classe-média é de suma importância que haja um pouco de responsabilidade nesse processo. Não emburreça mais as pessoas. E por último mas não menos importante, enquanto parte da elite intelectual desse país trabalhe por uma mudança nos dados tão desanimadores da nossa educação.
Boa sorte e tenha um ótimo carnaval!
Obrigado.